Realmente acha que é a melhor opção para o seu bebé?
Actualizado: 8 ene 2021

A resposta é NÃO. O uso excessivo de espreguiçadeiras ou cadeiras de auto para estar em casa não é recomendável.
Em primeiro lugar porque passar muito tempo em posturas mantidas barriga para cima podem causar pressão excessiva sobre o crânio e originar deformações cranianas ou síndrome da cabeça plana.
Por outro lado, nestas situações não estamos a oferecer ao bebé a oportunidade de se movimentar, limitando assim o seu ótimo desenvolvimento psicomotor.
A etapa que vai desde a nascença até aos 2 anos de vida do bebé chamasse SENSORIOMOTORA, quer dizer que, durante este período o bebé estará a desenvolver mais habilidades psicomotoras, como gatinhar, caminhar, falar… por isso é importante oferecer-lhe as oportunidades para que ele possa desenvolver todas estas habilidades.
Pelo que, a partir da fisioterapia pediátrica, recomendamos que tente limitar o tempo que o seu bebé passa neste tipo de equipamentos. Para isso, vamos oferecer-lhe diferentes opções para se desenvolver favoravelmente:
1. Equipe um espaço seguro para o bebé BRINCAR:

Os bebés precisam de momentos no chão (num tapete, manta…), de brincar livremente. É através de brincar que o bebé irá descobrindo por si próprio, e acompanhado sempre pelos pais, todas as posturas e movimentos.
2. Babywearing:

Transporte ao colo de uma forma confortável e maravilhosa. Tem inúmeros benefícios para o bebé, sobre todo, favorece o contacto e o desenvolvimento do sistema vestibular. Acalma o bebé, alivia as cólicas, melhora o vínculo pais/filho, etc
3. Momentos de “colo”:

Á nascença o bebé é imaturo e dependente. Precisa de nós, não só para cobrir as suas necessidades alimentares, mas também para satisfazer as afetivas. Por isso, pegue nele ao colo, embale-o, acaricie-o… é um facto importante nesta etapa.
4. Tempo de barriga para baixo:

A Academia Americana de Pediatria recomenda: colocar os bebés de costas para dormir, e de barriga para baixo para brincar! Sempre que o bebé estiver acordado e sob supervisão. Pelo que esta prática é fundamental para um bom desenvolvimento psicomotor, bem como para evitar problemas de deformações cranianas e torcicolos, além de muitos outros benefícios.
Lembre: reduza o uso excessivo de equipamentos que limitem a mobilidade do bebé e que possam originar um problema no seu desenvolvimento!
Se quer saber quais as posturas ideais para passar tempo de barriga para baixo, como organizar um espaço seguro e adequado em casa para que o seu bebé brinque, qual é a postura correta para o babywearing, ou se suspeita de síndrome da cabeça plana no seu bebé, não hesite em contatar!