top of page

Síndrome da cabeça plana ou Plagiocefalia


Síndrome da Cabeça Plana ou Plagiocefalia, refere-se à situação em que a parte de trás da cabeça do bebé começa a ficar achatada.


Reparou se o seu bebé tem a cabeça achatada ou assimétrica? Saiba porque acontece a Plagiocefalia, as repercussões e o tratamento recomendado.

A Plagiocefalia é a malformação (assimétrica) do crânio, ocasionada por uma pressão constante exercida sobre uma região craniana determinada, normalmente occipital.


Quais são as causas para o Síndrome da cabeça achatada ou Plagiocefalia?

O crânio do bebé não está ossificado pelo que é extremamente flexível, isto lhe confere uma grande plasticidade, sendo pouco rígido, o que não é difícil perceber o quanto é sensível às forças externas de pressão.


É importante compreender as inúmeras complicações que podem ocorrer antes, durante e depois do parto, tais como mau posicionamento intrauterino, gravidez gemelar (com escassez de espaço uterino), utilização de ventosas ou fórceps, parto provocado, bebé prematuro… Em ocasiões estas situações podem originar pressões/tensões excessivas sobre a estrutura musculo-esquelética, em particular sobre o crânio, podendo condicionar a presença desta patologia.


Também pode originar Plagiocefalia posições prolongadas no tempo, exercendo pressões constantes sobre a mesma região do crânio, nomeadamente,

  • Dormir barriga para acima.

Mesmo que o bebé sofra de Síndroma da cabeça plana é aconselhado deitar sempre a dormir de barriga para cima por causa do risco da Síndroma de Morte Súbita.

  • Excesso de horas semi-sentado na cadeira de bebé.

  • O torcicolo muscular congénito também pode estar associado.

Porque é fundamental a deteção precoce da Plagiocefalia?


É extremamente importante a prevenção e deteção precoce da Plagiocefalia no bebé com a finalidade de evitar as alterações na modelagem craniana e as repercussões no desenvolvimento neuropsicomotor que num futuro podem dar origem a patologias maiores, que poderiam ter sido evitadas com o tratamento correto na altura adequada, nomeadamente…


  • Problemas oculares (exoftalmos, estrabismo…)

  • Patologia secundaria a compressão de pares carneais (transtornos digestivos…)

  • Otites de repetição

  • Escolioses

  • Disfunções crâniomandibulares

  • Alterações da conduta, problemas na concentração

Como tratar a Plagiocefalia?


As assimetrias cranianas nos bebés podem ser tratadas. A Terapia Manual Pediátrica revela-se sumamente eficaz no tratamento desta patologia. Através de diferentes técnicas manuais, extremamente suaves e cuidadosas, procuramos normalizar a modelagem do crânio e ensinar aos pais diversos exercícios e procedimentos que são fundamentais para o sucesso do tratamento.


O mais importante é um diagnóstico precoce, quanto mais cedo se detetar estas alterações cranianas, maior eficácia terá o tratamento e menor probabilidade de desenvolvimento de outras patologias associadas.

Se observa que o seu bebé se encontra nesta situação, não hesite em contactar-nos!


O seu bebé estará em boas mãos!!

256 visualizaciones0 comentarios
bottom of page